Introdução
A Residência em Endocrinologia e Metabologia consiste em uma especialização focada na assistência médica, ensino e produção científica com duração de 24 meses nas áreas de: crescimento e desenvolvimento, diabetes mellitus, obesidade, lípides, doenças osteometabólicas, patologias da hipófise, adrenal, pâncreas e tireóide.
A residência em Endocrinologia e Metabologia exige como pré-requisito dois anos de residência em clínica médica. O processo seletivo é anual e oferece dez vagas.
O processo de aprendizado envolve atividades práticas no ambulatório, enfermaria, laboratório e orientação para produção científica, além de conteúdo teórico com discussões dos casos em grupo, apresentação em reuniões, aulas discursivas, seminários e análise de artigos científicos.
A orientação dos residentes é feita por docentes da faculdade de medicina da USP, além de médicos assistentes, preceptores, pós-graduandos e colaboradores vinculados à disciplina de Endocrinologia e Metabologia e ao Hospital das Clínicas da FMUSP.