Informações
A Disciplina de Endocrinologia e Metabologia tem importante participação no curso de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio de disciplinas obrigatórias e opcionais, oferecimento de ligas, além de orientação de iniciação científica por parte dos docentes e médicos assistentes vinculados à Divisão de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.
No ciclo inicial do curso de Medicina na FMUSP (1º ao 3º ano), membros da Disciplina de Endocrinologia e Metabologia coordenam a Unidade Curricular 9 (UC9), visando apresentar aos alunos conceitos integrados dos aspectos básicos ao clínico, com foco na formação do médico generalista.
Os alvos principais do aprendizado são direcionados para o despertar de vocações, fornecer conceitos básicos e prover habilidades no manejo de doenças prevalentes ou de alta gravidade, em um dos grandes capítulos da especialidade: Diabetes mellitus, Obesidade, Metabolismo lipídico, Neuroendocrinologia, Tireoide, Metabolismo ósseo e Adrenal.
Durante o 3º semestre do curso regular de Medicina da FMUSP é oferecida a disciplina Fundamentos da Endocrinologia e Metabologia (UC9 – 6700006) em conjunto com os professores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Radiologia. Durante o curso, são apresentados aos alunos os aspectos anatômicos, histológicos, de biologia celular, fisiologia e fisiopatologia que envolvem os sistemas endócrinos, sempre com contextualização clínica.
No 6º semestre do curso de Medicina, é ministrada a disciplina Bases Clínicas da Endocrinologia e Metabologia (UC9 – MSP2091) que conta com a participação de professores da Radiologia, Patologia, Farmacologia e Cirurgia de cabeça e pescoço. Ao longo do curso, são apresentadas as principais doenças que envolvem o sistema endócrino, por meio, principalmente, da discussão de casos clínicos. Os alunos possuem, ainda, um estágio essencialmente prático durante o internato em Clínica Médica, com um período de imersão nas principais condições endócrinas.